Resenha: A imprensa e o dever da liberdade – Eugênio Bucci

Reprodução

Eugênio Bucci nasceu em Orlândia-SP, em novembro de 1958. É jornalista e professor doutor da ECA – USP. Escreve a cada duas semanas para o jornal O Estado de S. Paulo e, com a mesma frequência, para o site Observatório da Imprensa. Integra o conselho curador da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura – SP). Foi presidente da Radiobrás (de 2003 a 2007) e secretário editorial da Editora Abril (1996-2001).

No livro “A imprensa e o dever da liberdade”, Bucci reafirma a importância da independência no jornalismo. Para o autor, a imprensa tem o dever de ser livre tanto quanto o cidadão tem a liberdade como direito básico.

O jornalista traz à tona fatores como o crescimento das mídias digitais, a absorção da imprensa por conglomerados do entretenimento, o trabalho e a ética dos assessores e a proximidade do Estado e do jornalismo.

Para o autor, tais fatores afetam a credibilidade da profissão por ameaçarem a liberdade jornalística, a autonomia na apuração e publicação dos fatos.

Como forma de combater esse “mal”, Bucci afirma que para cativar o público, hoje sedento por transparência, as empresas devem fortalecer sua reputação.

O autor alerta para que a independência seja tratada como primeiro dever a ser cumprido pelo jornalista, pois como cita na obra, é a credibilidade que faz subir o preço da informação e a liberdade é o que garante a democracia.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s