Condutores procuram tratamento contra fobia do trânsito

MEDO NO VOLANTE

Publicado originalmente no site MapLink

Com o aumento do trânsito de São Paulo, não era de se surpreender que o número de pessoas com medo de dirigir aumentasse. Para se tratar, o motorista pode freqüentar a terapia por meses ou até anos.

Em entrevista ao “G1”, a psicóloga Cecília Bellina – que tem 14 clínicas especializadas em lidar a fobia – disse que sua equipe atendia 470 pessoas em 2004. Atualmente, o número subiu para cerca de 900.

Segundo a especialista, congestionamentos como os da capital paulista – que em junho deste ano bateu o recorde com 293 km de lentidão – causam pânico nos condutores.

Ao portal de notícias, Bellina falou que o problema pode ’empacar’ a vida dos motoristas. “O medo do carro atrapalha o dia-a-dia, impede a pessoa de viver, de ir ao emprego, de fazer uma faculdade. É algo que precisa resolver, senão trava todo o cotidiano”, disse ela.

Além disso, os dados entram a favor da fobia. No último trimestre, o número de mortos em colisões aumentou em 15%. Fora os assaltos – que também podem causar a chamada síndrome do pânico – e o preparo insuficiente das auto-escolas na formação dos condutores.

Ao “G1”, a psicóloga disse que grande parte dos pacientes são pessoas que saíram do interior e do litoral e não se adaptaram ao caos do trânsito paulistano.

Tratamento
A terapia consiste na recuperação da habilidade de dirigir – com aulas de volante -, a visita a grupos terapêuticos semanais e o cumprimento de tarefas – como dirigir sozinho.

De acordo com a especialista, a média para a alta é de seis meses, mas o tempo varia de acordo com o paciente, que também pode desistir.

Ao site de notícias, o auditor Leandro Milano – que passou mais de um ano em tratamento e recebeu alta no mês passado – disse que, pouco antes de terminar a terapia, dirigiu sozinho até a cidade de Santos – 72 km da capital.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s