A voz do presidente – Versão aprovada!

Luiz Inácio Lula da Silva já foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, presidente da República(função que ainda exerce) e colunista de um jornal. Não, você não leu errado. “Luís”, à época assinava seu nome com ‘s, escrevia em um jornal durante a Ditadura. O Vitamina Crítica teve acesso a tal material, devido a um trabalho de faculdade, e produziu um texto.

Coluna do presidente com sua antiga assinatura
Coluna do presidente com sua antiga assinatura

Em meio aos 20 corredores de obras que a Cátedra Unesco reúne de toda a América-latina, não é tarefa difícil descobrir publicações curiosas. Procurando matérias diferentes, o Conexão Cátedra deu de cara com uma parte reservada a jornais da época da Ditadura.

O que mais chamou nossa atenção foi o “Jornal dos Trabalhadores”. Com 14 edições guardadas no acervo, o jornal de 1982 traz uma coluna intitulada “Recado do Lula”, na qual nosso atual presidente, à época presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, escrevia tratando de economia, censura e sobre o governo.

A coluna aproveitava a abertura política para incentivar que a população denunciasse os “colaboradores da corrupção”, mesmo que fossemprocessados por isso, afirmando que “(…) é bom que os corruptos processem os que denunciam. É bom, porque assim as denúncias vão para a Justiça. E, na Justiça, vai ser possível provar que existe de verdade a corrupção”.

De acordo com José Salvador Faro, docente da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Lula trata de forma direta um assunto de grande relevância na época: a corrupção. “Lula não busca meandros complicados para dizer o que pensa e diz com todas as letras o que o cidadão comum gosta de ouvir dos seus líderes”, comentou Faro.

*Cátedra Unesco – 3º andar do edifício Capa da Universidade Metodista de São Paulo, Campus Rudge Ramos. A Cátedra concentra um Acervo de cerca de 15 mil obras da comunicação latino-americana e está aberto a visitação.

Conexão Cátedra – Projeto de Jornal-Mural que eu petrtenço. Esse texto foi publicado na seção “Curiosidades”.

Advertisements

One thought on “A voz do presidente – Versão aprovada!

  1. miguel gonçalves says:

    Esse Lula é uma verdadeira lenda viva e o povo Brasileiro se orgulha de ter tido ele Presidente do pais por esses oitu anos eu já estou com saudades,o Brasil nunca mais tera outro president igual,pode ater parecer mais igual é impocivel.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s