A Ditadura do Cinema

Esse texto é uma atividade que foi proposta pelo professor de “Arte e Cultura” da Universidade Metodista de São Paulo.

Desde o seu início, o cinema sempre participou do imaginário da sociedade. Ver as coisas do dia-a-dia minuciosamente detalhadas, ou uma história, não importando o gênero, sempre causou muito fascínio no ser humano.

Hoje em dia, o cinema ainda deslumbra as pessoas, mas qual seu valor cultural e de mercado reais? Jean-Claude Bernardet revela alguns aspectos do cinema que não são discutidos com freqüência.

É muito comum ler em um jornal brasileiro ‘sem-número’ de filmes estrangeiros em cartaz, principalmente os americanos. Tal fato não é mera coincidência. Os EUA usam a indústria cinematográfica como mais uma maneira de oprimir os países “subalternos” a sua economia.

Desde a 1ª Guerra Mundial, o cinema norte-americano “se infiltra” nas salas de cinema do mundo e, caso haja ‘protecionismo’ contra seus filmes, seu governo retalia os países que tentarem ‘resistir’, evitando importações de itens básicos para a circulação de capital nos mesmos.

Os filmes, em seus países de origem, precisam de ajuda do Estado para que não causem prejuízos aos produtores. O Brasil é um bom exemplo. O governo brasileiro paga pela produção de filmes nacionais, o que, em teoria, deveria transformar o filme em algo público, grátis para todos. Além disso, pelo menos uma vez por ano, há exibições em massa de filmes brasileiros nos cinemas do país.

Fica claro, então, que o cinema passou de produto estritamente cultural para um bem capital. É certo que muitos filmes, principalmente os nacionais mais recentes, tentam discutir problemas sociais, trazendo entretenimento e informação de maneiras surpreendentes. Mas, enquanto não cessar o poder do império norte-americano, as produções de países mais simples, ou mais cultos, vão passar em branco, sem o glamour de serem aplaudidas e ansiadas pelas platéias alienadas.

Advertisements

One thought on “A Ditadura do Cinema

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s