Realidade Social

Houve uma discussão interessante no dia de hoje. Ouvi muito sobre a pobreza e como toda a sociedade é cúmplice dessa situação. A discussão começou por conta de dois vídeos. 

O primeiro foi o “Ilha das Flores“. Um curta-metragem feito em 1989 que conta como a sociedade capitalista é alienada em relação as pessoas abaixo da linha de pobreza. Em determinado momento, as pessoas recebem os restos dos restos dos alimentos que foram dados aos porcos.

O segundo foi o filme “À margem da imagem“. Neste, vemos o “sub humano” de maneira humanizada, descrição muito coerente de Álvaro, um amigo meu. O filme mostra como pessoas miseráveis sobrevivem nas ruas e um pouco de sua cultura diária.

A grande discussão aconteceu quando a questão “o que fazer para mudar isso” apareceu. Como transformar pessoas que não pertencem ao sistema capitalista em “problemas” a serem solucionados?

Por não serem consumidores, pouco se faz. Pior ainda, vivem em uma sociedade extremamente conivente, onde não questionamos os males que os produtos que consumimos fazem a outros seres humanos.

Tratamos semelhantes como inferiores aos produto que consumimos. Só observamos seus sofrimentos quando são transformados em “arte”. Vemos o sofrimento alheio como uma beleza que incomoda, mas não nos incomodamos a ponto de reverter tal situação.

Advertisements

2 thoughts on “Realidade Social

  1. Isa says:

    Problema não é apenas as pessoas não se incomodarem tanto ao ponto de reverter a situação, mas também o fato de que quase certamente menos de uma semana após assistirem aos vídeos ninguém mais sequer se lembrará desse sofrimento.

    gostei do post;
    Bjinhuss lemon!

  2. Mandy says:

    O curta Ilha das Flores é excelente!
    Na escola fizemos um trabalho para uma semana cultural cujo nosso tema era cidadania. Foi um dos curtas que mais fez sucesso nas palestras.
    Queriamos causar um certo impacto nas pessoas, mas assim como a Isa disse, uma semana depois todo mundo esquece.
    Parabéns pelo post.

    beeijo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s