A Responsabilidade Social está em alta. O número de programas sociais, como trabalho voluntário, aumentam diariamente. Mas o que isso influencia no nosso dia-a-dia?
A empresa aérea TAM, por exemplo, diz que, por causa da sua política de recrutamento, se duas pessoas com a mesma qualificação se candidatarem a uma vaga, ganha aquela que já tiver experiência com trabalho voluntário.
“É uma demonstração de que a pessoa tem espírito de equipe, é solidária e colabora mesmo que não seja obrigada a fazê-lo”, explica a assessoria de comunicação da TAM.
A consultora para voluntariado empresarial Ruth Goldberg diz que os funcionários que se organizam em torno de alguma ação social obtêm ganhos pessoais, porque adotam uma causa que dá status e orgulho.
Segundo a consultora, esses são os ingredientes de uma mudança maior. “As empresas estão buscando caminhos próprios porque sabem que o voluntariado empresarial é uma política que veio para ficar”, diz. O pessoal que se atira à causa também soma vantagens, segundo Ruth: “Esse tipo de profissional desenvolve a prática de pensar coletivamente, o que conta pontos na disputa pelo emprego e agrega valores importantes no caso do negócio próprio”.
Fontes:
Folha Online – 23/08/01
Valor Online – 17/12/03
Quer trabalhar voluntariamente?
Publicado no “Pequeno Cidadão“