Crise americana

A crise americana é o assunto principal quando se trata de economia. Até onde ela nos afeta? Até onde ela afeta o mundo? Será que ela tem jeito? Quanto tempo ela ainda vai durar?

O governo americano propôs um pacote de US$700 bi para “tapear” o rombo que as especulações deixaram, já que o valor real imaginado para conter a crise é de US$1,4 tri. O estranho é que tal medida contradiz o sistema capitalista neoliberal, onde o Estado não intervém na economia. Mesmo com o plano traçado, o projeto não vingou e, até o momento, a segunda votação não aconteceu. Para que ele seja aceito algumas medidas foram mudadas, basta ver se serão suficientes.

Em linhas gerais, o projeto limita os poderes do Executivo para gerir o pacote, estreita a vigilância sobre a aplicação dos recursos, reduz os pagamentos milionários aos grandes executivos por trás das instituições financeiras que quebraram, além de ampliar benefícios para os contribuintes [FolhaSP].

O principal argumento a favor é que sem o pacote a crise vai se estender e causar danos econômicos muito maiores. E o contra é que o contribuinte comum não deve ser responsabilizado pela ganãncia dos especuladores, que com a venda de títulos subprimes, agora chamados de podres, foram os pivôs da situação atual. [BBC-Último Segundo: Argumentos]

Agora devemos aguardar o que vai acontecer. Segundo o nosso presidente, não precisamos nos preocupar. Devemos só observar George W. Bush, o mais novo “camarada”, lutando para “salvar” a economia americana enquanto espera seu sucessor. Agora qual seria o melhor, o democrata ou o republicano?

 

Fonte: FolhaSP/BBC

Arte Folha
Arte Folha
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s