Painel: 10 Anos do Telejornal da Metodista

Mariana Alonso,Fernando Villar e Duilio Fabbri
Mariana Alonso,Fernando Villar e Duílio Fabbri

O segundo dia da Semana do Jornalismo, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), trouxe o painel ‘10 Anos do Telejornal da Metodista’, com a presença dos jornalistas Duílio Fabre Júnior, gerente da EPTV, Mariana Alonso, estudante do 8º semestre e estagiária do SBT, e Fernando Vilar, da Fajorp (Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas).

O tema da palestra foi o telejornalismo, tanto a experiência prática nas universidades quanto a iniciativa e criatividade necessárias para se destacar no mercado de trabalho. “O jornalista tem que ter criatividade, responsabilidade e vontade”, disse Fabre. Durante a palestra, os estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes. 

Em resposta à estudante Raphaela Baccic, que perguntou como a criatividade deve ser desenvolvida, Fabre disse que ela deve ser desenvolvida na Universidade e nos laboratórios experimentais, propondo saídas diferentes para os eventuais problemas. “É muito mais fácil adequar um [profissional] criativo”, disse o jornalista.

Após uma pergunta sobre imagens e Internet, Duílio argumentou que com a TV digital, teremos a portabilidade de acessibilidade de linguagens novas. “O processo está evoluindo muito rápido. Ficou muito mais fácil tecnologicamente, precisamos pensar em integração e interatividade.”

Deise Cavignato, estudante de jornalismo, comentou que o ponto que mais gostou, na palestra, foi “a discussão sobre a inovação na TV, tanto na passagem quanto na reportagem, o que fazer de diferente na [Universidade] Metodista e fora dela”.

Alguns estudantes demonstraram certa confusão e insatisfação. “A palestra de hoje deveria explorar mais a experiência profissional do Duílio”, disse Jonathan Alcala, estudante do 2º semestre de Jornalismo.

 

 

 

Texto: Ana Paula Fernandes, Cláudia Junqueira Machado, Gisele Assis Saturnino, Gustavo “Limão” de Azevedo, Rafaela Alves Castilho, Tissiane Alves Vicentin, William Marchiori.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s