“Última Parada – 174” no Oscar 2009

O filme escolhido para representar o Brasil no Oscar foi “Última Parada:174”. O longa que só estréia aqui no Brasil dia 24 de Outubro, conta a história de Sandro Nascimento, um garoto de 22 anos que chocou o Brasil quando seqüestrou o ônibus que percorria a linha 174 (Rio de Janeiro, 2000) e foi morto por policiais. Para concorrer ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira, o filme utilizou da mesma estratégia que “Tropa de Elite”: antes da estréia oficial foi exibido em uma sala de cinema em Jundiaí.

A história foi contada no documentário “Ônibus 174”, de José Padilha, diretor de “Tropa de Elite”. O filme foi adaptado por Bruno Barreto e tem como roteirista Bráulio Mantovani. Oito anos após a tragédia, muitos já se esqueceram dos momentos dramáticos do seqüestro que foi conseqüência de uma tentativa de assalto frustrada que resultou em duas mortes. O ator Michel Gomes interpreta a cruel realidade que levou Sandro Nascimento à fatalidade. Aos 6 anos, o garoto presenciou a mãe grávida ser morta a facadas. Depois disso se tornou menino de rua. Foi um sobrevivente da chacina da Candelária. Viciado em drogas, participou de diversos assaltos até ser internado na Febem. Posteriormente foi preso novamente, mas fugiu.

A polêmica na época foi que após se render, Nascimento havia saído vivo de dentro do ônibus, mas já imobilizado foi morto por asfixia dentro do camburão policial. Assim como “Tropa de Elite”, o filme pode ser um grande sucesso de bilheteria brasileiro, porque discute um grande problema atual: a falta de preparo dos policiais para enfrentar a violência fora de controle . Um filme que incomoda, pois sabemos que o autor do crime não deixa de ser uma das vítimas. Vítima da sociedade hipócrita, da pobreza e da violência.

Texto: Carol Neves [ Retirado do Blog – Cenas das nossas próprias idéias ].

Advertisements

One thought on ““Última Parada – 174” no Oscar 2009

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s