Pré-Sal.

E hoje nosso presidente já discute [ clique aqui ] se uma nova estatal será criada para administrar o petróleo da camada pré-sal [ entenda o que ela é aqui ].

Eu já ouvi muita discussão sobre o assunto. Meu professor de “História Contemporânea”,que é fanático por economia, é a favor de uma nova estatal. Segundo ele, uma nova estatal, que se equipare à Petrobrás mas que seja 100% brasileira, é muito bem-vinda. Já o deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC), que escreveu um artigo, publicado hoje ( 20/08/08 ) na folha, é contra. Bornhausen afirma que uma nova estatal seria como dar “calote” em quem investiu na Petrobras usando seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ( FGTS ), já que parte das pesquisas no pré-sal foram pagas com tais investimentos.

Carlos Lessa, economista e ex-presidente do BNDES, aponta para o ângulo defendido por meu professor. Em seu artigo publicado no jornal “Valor Econômico” ( 17/03/08 ) [ Link para o site do jornal “Brasil de Fato” que publicou novamente o artigo], Lessa escreve que a nova estatal serviria para ajudar na “reestatização” da Petrobrás e, segundo ele, como o petróleo sobe de preço tendencialmente, manter novos campos de petróleo estratégicos é uma maneira inteligente de se administrar as reservas brasileiras.

Agora basta assistir aos próximos capítulos e ver aonde tudo isso vai terminar.

Advertisements

One thought on “Pré-Sal.

  1. guilhermefuoco says:

    Post muito bem elaborado, Gu.

    Sobre a estatal da pré-sal não sei não, hein? Não seria mais uma forma de desviar dinheiro do povo?

    Nos dias de hoje, imaginamos que qualquer coisa que o governo fizer é com a intenção de desviar dinheiro. É só lembrarmos dos escândalos que rechearam este governo e as páginas da Veja.

    Um abraço.

    Gui

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s